Cursos

Engenharia Mecânica
A eficiente estrutura matricial do Centro Técnico-Científico (CTC) da PUC-Rio leva a cada Departamento atuar em diferentes cursos de graduação.

Todos os cursos de engenharia do CTC são divididos em duas etapas: o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.

O Ciclo Básico é a primeira etapa dentro da estrutura curricular dos cursos de graduação do Centro Técnico Científico, concentrando as disciplinas comuns a todos os seus cursos de Graduação. No Ciclo Básico, o aluno recebe ampla formação científica nas áreas de Matemática, Física, Química e Informática, com intensa prática laboratorial, experiência em projetos de engenharia e formação humanística.

O Ciclo Básico apresenta-se em dois currículos para os alunos ingressantes. Àqueles com menor rendimento no vestibular são oferecidas disciplinas introdutórias de Física e Matemática, que têm, menos do que caráter conteudístico, o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico e abstrato, usando conceitos fundamentais desses dois campos de conhecimento.

Pertence ao currículo comum a disciplina de Introdução à Engenharia I que é uma disciplina de projeto, com abordagem "hands on", ou seja, aprendizado a partir de problemas concretos, proporcionando aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipe, em torno de um problema comum.

A opção por um sistema de núcleo comum inicial implica que a escolha profissional (opção de curso) seja feita após o 3º período de créditos, permitindo assim que o aluno tenha melhor conhecimento da carreira que deseja seguir.

O Ciclo Profissional do curso de Engenharia Mecânica da PUC-Rio possui um currículo bastante flexível e não possui opção por ênfase. O curso encontra-se estruturado, formalmente, em quatro linhas:
  • Projeto Mecânico
  • Fabricação e Materiais
  • Dinâmica e Controle
  • Termociências e Energia
As quatro linhas de disciplinas terminam, cada uma delas, em uma Disciplina de Projeto, permitindo que os conhecimentos adquiridos em cada linha de disciplinas sejam integrados e avaliados. Um elevado número de disciplinas eletivas permite ao aluno direcionar a sua formação para as áreas de seu maior interesse. O grande número de eletivas livres permite, ainda, a obtenção simultânea de duas habilitações, por exemplo, em Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Controle ou Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção ou Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo. É importante ressaltar que esta flexibilização possibilita uma grande integração entre os cursos dos vários departamentos do CTC, ampliando os universos dos alunos do Centro.
Outros Cursos
Além do curso de Engenharia Mecânica o departamento oferece dois outros cursos: Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Petróleo. Tem participação também nos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental (com os departamentos. de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Química).

A fim de garantir um bom andamento do ensino, o Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio conta com o apoio de uma infra-estrutura composta de oficinas e bem equipados Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Estes laboratórios e oficinas promovem um ambiente moderno para realização de experimentos práticos e simulações numérico-computacionais. Alguns desses laboratórios são utilizados pelo Programa de Pós-Graduação, que recentemente obteve a mais alta qualificação da CAPES entre os departamentos de Engenharia Mecânica do país. Além desses laboratórios, os alunos possuem à sua disposição toda a infra-estrutura da PUC-Rio, como bibliotecas, rede internet disponível em centenas de pontos de conexão, convênios com universidades americanas e européias. A excelência acadêmica do curso também se deve ao perfil do corpo docente, formado por 22 professores em tempo integral, todos com título de doutorado, obtidos em conceituadas universidades no Brasil e no exterior. Complementam ainda o corpo docente alguns professores horistas.