Seminários e Teses

Próximos- Anteriores-
Esta semana (de 22/05 a 28/05)
Seminário da pós-graduação
25/05
Transição energética à luz do pós-pandemia e da guerra Russia-Ucrânia
David Zylberstein, Inst Energia PUCRio

Data: 25/05/2022 às 16h e 0min
Local: por acesso remoto

Área de Concentração: Termociências

Resumo

Bio

Engenheiro Mecânico (1977) e Mestre em Engenharia Mecânica (1980) pela PUC-RJ e Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), 1987.  Sócio-Fundador da DZ Negócios com Energia, firma de aconselhamento, estruturação e desenvolvimento de negócios, focada na indústria de energia no Brasil, desde fevereiro de 2002. Primeiro Diretor-Geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo, de janeiro de 1998 até outubro de 2001. Promoveu os primeiros leilões da abertura do setor de petróleo e gás natural. Secretário de Energia do Estado de São Paulo, de janeiro de 1995 até janeiro de 1998, liderando a reforma e o processo de privatização das companhias de eletricidade e de gás do estado. Criou a Comissão de Serviços Públicos de Energia.

Foi presidente dos Conselhos de Administração da Eletropaulo, CESP, CPFL, Comgas, Varig e Light.  Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco do Brasil, BrasilPrev, Petrorecôncavo, Light, Parnaíba Gás Natural e ENEVA. Foi membro dos Conselhos Consultivos da Philips e do Programa ALURE, da União Europeia. Possui Certificação para Conselheiro de Administração Experiente IBGC (CCA+ IBGC)

Foi professor da Universidade de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Energia. . Foi professor e Coordenador do Programa Interunidades de Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP), onde além da atividade de docência e pesquisa, orientou diversas teses de
mestrado e doutorado. É Professor da PUC-Rio e Coordenador do MBE em Energia. É membro do Conselho Consultivo da Norte Energia.

Link seminário

https://puc-rio.zoom.us/j/92920190616?pwd=TjlSTXAvbFBnZjBFYnB4RTE3Mi9OUT09

Meeting ID: 929 2019 0616

Passcode: 275095


Dissertação de Mestrado
26/05
Desenvolvimento de modelos preditivos para a gaseificação de biomassa usando redes neurais artificiais
Fernanda da Silva Pimentel, PUC-Rio

Data: 26/05/2022 às 15h e 0min
Local: por acesso remoto


Orientador: Florian Pradelle e Brunno dos Santos
Área de Concentração: Petróleo e Energia

Resumo

Na tentativa de reduzir os efeitos das emissões de dióxido de carbono, há uma necessidade por maior utilização de fontes de energia renováveis, tal como energia proveniente de biomassa. Para geração de energia a partir da biomassa, destaca-se o processo de gaseificação, por meio do qual é possível gerar um combustível nobre. Objetivou-se simular no software Matlab® a gaseificação da biomassa usando técnicas de inteligência artificial que são as Redes Neurais Artificiais (RNA). Particularmente, objetivou-se desenvolver modelos abrangentes de RNA com dez variáveis de entrada (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, material volátil, teor de umidade, cinzas, razão de equivalência, temperatura e razão vapor/biomassa), aplicáveis a uma diversidade de biomassa, com diversos tipos e concentrações de agentes de gaseificação em diferentes tipos de gaseificadores, capazes de predizer a composição do gás de síntese (CO2, CO, CH4 e H2). Para treinamento, teste e validação dos modelos, foram preparados bancos de dados robustos, a partir de informações coletadas em estudos anteriores disponíveis na literatura e do tratamento dos dados obtidos dos artigos. Foram avaliadas 33 topologias das redes neurais para eleger a melhor delas de acordo com quatro critérios referente a robustez do treinamento e do teste. A rede considerada como tendo a melhor topologia possui 10 neurônios na camada de entrada; 2 camadas intermediárias, com funções de ativação logsig e 10 neurônios em cada camada intermediária; função de ativação purelin na camada final; 4 neurônios na camada final; e algoritmo de treinamento trainbr. Tal rede possui um bom desempenho, com valores de R2 de treinamento e de teste maiores que 0,88 e 0,70, respectivamente, para cada uma das quatro saídas. Para avaliação do modelo, uma validação foi executada, cujo desempenho não foi muito adequado, mas foi possível identificar com uma métrica quantitativa simples as regiões mais confiáveis onde há uma maior densidade de dados no treinamento.

Link da defesa:

https://puc-rio.zoom.us/j/91281242567?pwd=L2tDcjdPWnVLSzlPU2grZ1AxbWJYUT09

Meeting ID: 912 8124 2567

Passcode: 444768


Próxima semana (de 29/05 a 04/06)
Tese de Doutorado
31/05
Sensitivity Analysis for Control of Thermal-Fluid Systems Using Computational Fluid Dynamics-Based Adjoint Method
Javier Aliaga Rivera, PUC-Rio

Data: 31/05/2022 às 14h e 0min
Local: por acesso remoto


Orientador: Marcos Sebastião Gomes
Área de Concentração: Termociências

Resumo

In this work, we develop the sensitivity analysis for design and control of thermal-fluid systems using computational fluid dynamics-based adjoint method. The principal motivation for this work comes from problems related to the optimal design of valves and flow control, as well as for devices subject to heat and mass transport phenomena. To illustrate the method, the fluid is modeled with the incompressible Navier-Stokes-Brinkman equation and the heat transfer is modeled by a convection-diffusion equation in steady-state. The system of equations is discretized using both the Finite Element Method and the Finite Volume Method, implemented in Matlab and OpenFOAM respectively. To perform the design and control of the thermal-fluid system, we consider three kinds of actuators: first, the components of velocity at inlet boundaries; second, the position of sources actuating as flow blockage; and finally, the pseudo-density that determines the material distribution in the computational domain. The sensitivity analysis begins by comparison of the continuous and discrete adjoint variables for specific cost functions. Thereafter, we checked the sensitivities by comparison with sensitivities obtained by the finite difference method, obtaining good agreement in all cases, and proving the robustness of the method. Next, two case studies are presented. The optimal location and magnitude of discrete sources in the domain, to achieve a determined steady-state condition; and the topology optimization of a forced convective heat exchanger, where the goal is to maximize the heat transfer while constraining the power dissipation across the duct. Furthermore, several numerical studies have been carried out for different configurations and operating conditions. The different cases demonstrate the method's capability by applying it to the optimal design with little computational effort.

Link da defesa


Seminário da pós-graduação
01/06
A Universidade e o Desenvolvimento da Ciência: Impasses e Desafios no século XXI
Valder Steffen Junior, UFU

Data: 01/06/2022 às 16h e 0min
Local: por acesso remoto

Área de Concentração: Termociências

Resumo

Bio

Valder Steffen Jr é natural de Rio Claro – SP, nascido em 7 de março de 1952; cursou Engenharia Mecânica na UNICAMP, em Campinas S.P., tendo concluído o curso em Junho de 1976. Concluiu seu doutorado pela Université de Franche-Comté (Besançon-França) no final de 1979, retornando em seguida para Uberlândia, assumindo o cargo de docente do Departamento de Engenharia Mecânica. Em 1991, defendeu sua tese de Habilitation à Diriger des Recherches na mesma instituição francesa onde antes havia feito o doutorado. Realizou dois estágios em nível de pósdoutoramento, o primeiro no INSA de Lyon, na França, 1986-87 e, o outro, na Virginia Tech, EUA, 1999-2000, desta feita como Fulbright Scholar. Ao longo de sua carreira acadêmica orientou 33 dissertações de mestrado e 31 teses de doutoramento. Publicou mais de 250 trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais de sua área de interesse e participou ativamente de inúmeros congressos científicos no Brasil e no exterior. Coordenou também diversos projetos de cooperação internacional, especialmente com instituições europeias. É Editor Senior do Journal of Vibration and Control e Editor-Chefe Associado de Mechanics and Industry, além de participar do Comitê Editorial do Latin American Journal of Solids and Structures e do Journal of Aerospace Technology and Management. Serviu ao sistema brasileiro de ciência e tecnologia em diversos órgãos de fomento à pesquisa e à pós-graduação, tais como CNPq, CAPES e FAPEMIG. Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABCM, por dois mandatos, de 2006 a 2009. Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia, tais como: Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Diretor do CETEC, Pro-Reitor de Planejamento e Administração e Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Augusto César, concedida pela Câmara Municipal de Uberlândia em 31 de agosto de 1992. Recebeu em 15 de agosto de 2002 a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Governo Federal. Recebeu da Câmara Municipal, em Dezembro de 2011, o título de Cidadão Honorário de Uberlândia. Recebeu o Prêmio Bom Exemplo 2012 – categoria Ciência. Recebeu finalmente a Comenda Alexandrino Garcia, em 2016. É Membro da Academia Nacional de Engenharia e Membro da Academia Brasileira de Ciências. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica e Pesquisador Nível 1-A do CNPq, sendo atualmente Reitor da Universidade Federal de Uberlândia.

Link seminário:

https://puc-rio.zoom.us/j/97264041574?pwd=NGdwcmFwUjhENFZrdFJLK1NGd2g3dz09

Meeting ID: 972 6404 1574
Passcode: 514429


Semana de 05/06 a 11/06
Seminário da pós-graduação
08/06
Energia Eólica no Brasil
Flávio Alberto Figueredo Rosa, Empresa de Pesquisa Energética

Data: 08/06/2022 às 16h e 0min
Local: por acesso remoto

Área de Concentração: Termociências

Resumo

Bio

Engenheiro eletricista (2007) e Mestre em engenharia elétrica (2009) pela Universidade Federal de Itajubá. Analista de Pesquisa Energética na EPE (energia eólica) desde 2008. Possui experiência em planejamento energético, energias renováveis e armazenamento energético. 

Atua nos estudos de integração de fontes intermitentes no Sistema Elétrico, parques híbridos, eólicas onshore e offshore, entre outros. É o principal especialista da EPE em energia eólica. Revisor de artigos técnicos do Congresso Wind Power Brazil.

Membro da Comissão de Estudos da ABNT normalização das regras produzidas pelo Technical Committee TC 88 Wind Energy Generation Systems.

Link seminário:

https://puc-rio.zoom.us/j/95428036835?pwd=M2hMK0Q5UmJpdmNsRi9nNjZmdDg0UT09

Meeting ID: 954 2803 6835
Passcode: 147378


Semana de 12/06 a 18/06
Seminário da pós-graduação
15/06
Garantia de Escoamento
Felipe Fleming, Petrobras

Data: 15/06/2022 às 16h e 0min
Local: por acesso remoto

Área de Concentração: Termociências